Afinal qual o encanto do método do equilíbrio desenvolvido pelo Dr Richard Tan?

O método do equilíbrio oferece aos seus praticantes condições para um diagnóstico fácil e simples e seguidamente uma intervenção com eficácia sem precedentes. Posso dizer que nunca conheci um acupuntor, por mais experiente que fosse, que após o primeiro contacto com esta técnica não tenha ficado impressionado com a sua eficácia e que não tenha posteriormente vindo a adotá-la como uma das principais armas no seu arsenal.

O brilhantismo do Dr. Tan era evidente para todos os que tiveram o prazer de assistir a alguma das suas aulas. Mas além da sua capacidade como acupuntor ou professor o seu maior atributo talvez fosse a mente de um engenheiro; o raciocínio ordenado e sistemático da engenharia permitiu que este mestre conseguisse compilar e sistematizar séculos de conhecimentos vindos tanto da MTC clássica como da acupuntura ortodoxa do Mestre Tung, dando a origem a um sistema de acupuntura acessível a ser facilmente aprendido por qualquer profissional da área e permitindo que este melhore instantaneamente a sua prática clínica!

O método do equilíbrio assenta em 2 princípios base, a acupuntura distal, nunca se usando agulhas no local afetado, e os resultados imediatos, quando usado corretamente espera-se observar uma melhoria imediata no paciente após colocação das agulhas.

Para aplicação desta técnica segue-se um procedimento em 3 passos, o célebre 1,2,3 que dá o nome ao livro mais famoso do Dr Richard Tan e que ficou gravado na mente de todos os seus alunos.

Os 3 passos são:

1 – Determinar quais os meridianos afetados pela patologia;

2 – Escolher os meridianos em que será feita a intervenção (para isto usam-se 6 sistemas de equivalências de meridianos criados pelo próprio Richard Tan);

3 – Escolha dos pontos a utilizar tendo como base o uso de imagens holográficas (representação de todo o corpo numa zona específica do corpo tal como um dos membros ou o crânio).

Seguindo estes 3 passos simples é possível a qualquer acupuntor melhorar drasticamente os seus resultados e deixar pacientes boquiabertos ao tratar, por exemplo, um torcicolo com 2 ou 3 agulhas na zona do punho e conseguir um alívio completo da dor numa questão de segundos.

Portanto em resposta à pergunta que serve de título a este artigo, o método do equilíbrio é uma abordagem simples e de uma elegância inegável que proporciona resultados impressionantes, tratando-se de uma mais-valia para qualquer acupuntor!

AUTOR DO ARTIGO

Dr. Sérgio Ferreira

Especialista em Medicina Tradicional Chinesa

Mestrado em MTC - ICBAS UP

Curso Balance Acupuncture, Richard Tan.

Membro da World Tung's Acupuncture Association.

Curso de Yamamoto New Scalp Acupuncture.

Curso de Acupuntura Japonesa, Kiko Matsumoto style.

Curso Acupuntura na Realidade Clínica

Comments ()

Product added to wishlist
Product added to compare.

Este site utiliza cookies para ajudar e disponibilizar melhores serviços. Ao utilizar os nossos serviços, aceita a utilização de cookies.